quarta-feira, 2 de novembro de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR PIEA 2

Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNB

Instituto de Artes

Departamento de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais
Disciplina: Projeto Interdisciplinar de Ensino Aprendizagem

Tutora a distancia: Simone Santos de Oliveira

Discente: Ivone Pinto de Souza



Projeto



TÍTULO: A Importância da Arte no Ensino Formal Enquanto representação do Espaço Geográfico

AUTORA: Ivone Pinto de Souza

1. Apresentação

Sabemos que em tempos anteriores a arte era muito pouco valorizada nas escolas, e a partir da luta de muitos professores e pesquisadores, se tornou essencial no processo educativo e conquistou espaço no currículo escolar. No entanto, o tema deste projeto está centrado em dar visibilidade a importância da arte, e como se trata de um projeto interdisciplinar, enfatizo aqui a geografia em forma de arte, ou seja, a arte enquanto representação do espaço geográfico.



2.Motivação

Por ter sido discente na Escola Marcilio Pontes dos Santos, e por perceber que a arte não esta sendo valorizada intensamente há muito tempo tenho interesse em dar visibilidade à importância da arte na escola e na comunidade. Nessa instituição a arte é tida como apenas mais uma disciplina que não faz nenhuma diferença na vida dos adolescentes, sendo apenas mais um componente curricular, que é lecionado por educadores formados em outras áreas de atuação. Vejo que a comunidade ainda não esta ciente, da importância da arte na vida.

Segundo Ernest Fischer (A função da arte. Cp. 1 pg. 11)[1], a arte é necessária e continuará sendo sempre necessária, e que a arte é um elemento de colocar o homem e equilíbrio com o meio circundante, e é isso que me motiva a trabalhar arte e geografia de forma interdisciplinar, uma forma de aproximar as pessoas ao mundo ao seu ambiente e espaço geográfico.


3. Objetivo:

Este projeto é de grande importância pessoal, pois contribui para o aprofundamento dos meus conhecimentos sobre o ensino da arte, colaborando para maior qualidade da minha atuação enquanto profissional, futura educadora de artes. E, além de uma importância particular, esta pesquisa é relevante, também à escola, aos alunos e, e ainda à comunidade.
Trata-se de um projeto pratico, que objetiva a produção de varias obras, pinturas que representem o espaço geográfico da cidade na qual residimos. E Além disso, pretendo com este trabalho
despertar sensações prazerosas no desenvolvimento das atividades artísticas. Reconhecer a importância da arte no ensino. Desenvolver a criatividade nas atividades artísticas. Que o aluno venha reconhecer o seu espaço cultural, como casas prédios, pontes, ruas, bem como o seu espaço natural, como: rios, arvores, montanhas, campos, paisagens naturais. Que os alunos possam reconhecer as características do local onde vive, e a identificar arte do lugar, do espaço onde vivem, assim como a cultura d o seu local de sobrevivência.


4. Público alvo:

O projeto será aplicado a alunos de ensino médio e/ou adolescentes da cidade, e depois será apresentado a comunidade através de uma pequena exposição.


5. Metodologia:

Primeiramente quero aprofundar os meus conhecimentos sobre o tema, pesquisar muitos artistas e suas obras para visualização e apreciação do público, bem como materiais para uma introdução do assunto aos participantes. Depois, organizar a turma e o espaço onde aplicarei o projeto. Precisarei ainda, examinar um espaço geográfico ao ar livre pra os participantes visualizarem e observarem. E ainda providenciar os materiais necessários para a realização da prática. E assim chegarei ao meu resultado final, varias representações do espaço através da arte da pintura.

A aplicabilidade deste projeto:

Aula 1:

· Apresentação

· Introdução verbal sobre o tema

· Apresentação do projeto e do objetivo do mesmo

· Introdução verbal sobre o assunto: espaço geográfico.

· Esclarecimento do conceito de espaço geográfico

Aula 2:

· Boas vindas

· Introdução sobre o assunto arte e geografia

· Apresentação de um slide com imagens relacionadas ao tema

· Solicitação de materiais para aula prática

· Visualização do espaço geográfico da cidade

Aula 3:

· Boas vindas

· Explicação sobre o trabalho prático

· Inicialização do trabalho prático: Pintura de um espaço geográfico da cidade em EVA.

Aula 4:

· Finalização do trabalho prático

· Agradecimentos

· Organização das obras para apreciação do público


6. Instrumentos, materiais e técnicas a serem utilizados;

A técnica a ser utilizada é a pintura. Os materiais necessários para a realização deste projeto são: data show e computador, EVA (papel emborrachado), pinceis para pintura, tintas de varias cores, lápis, caneta, papel suft.

7. Referências de conceitos, artistas, projetos, obras ou fragmentos ligados ao que você pretende dizer e à maneira como pretende fazê-lo.

Pesquisando sobre o meu tema, na qual envolve duas disciplinas, arte e geografia, encontrei um site bem interessante que pauta sobre as duas disciplinas.

O site relata que existem muitos trabalhos artísticos que retratam as características geográficas do mundo, como por exemplo, características culturais e naturais.

Para se trabalhar a arte e geografia de forma integrada o site sugere que o professor saia da escola com os alunos para a observação de objetos e do ambiente que os seres humanos habitam. E apos esta observação, é proposto que os alunos criem pinturas em telas inspirados na observação realizada.



[1] Apostila do ambiente de aprendizagem da UAB/ UNB.

Nenhum comentário: