domingo, 27 de novembro de 2011

ANALIZANDO MEU PROJETO

O projeto interdisciplinar que tem como tema Arte como representação do Espaço Geográfico, foi elaborado a partir da leitura de textos e sites relacionados ao tema. Escolhi este tema por saber que arte pode ser usada como uma forma de aproximar o homem do mundo, porque a arte desenvolve no aluno a sua percepção visual, ou seja, a sua visão de mundo. Então surgiu a ideia de retratar o espaço geográfico através da arte, uma forma de despertar no aluno a sua percepção sobre o mundo a sua volta, a sua cultura e arte que lhes rodeia.

O projeto foi posto em prática na escola estadual de ensino médio professor Marcílio Pontes dos Santos na cidade de Acrelândia no Acre. Trabalhei com a turma do terceiro ano. O projeto foi muito bem aceito, tanto pela professora colaboradora quanto pelos alunos, na qual ficaram contentes com a aula porque a aula se tornou mais dinâmica e agradável e por que eles já estavam estudando um assunto relacionado ao projeto.

Durante a aplicabilidade do projeto muitos alunos tiveram facilidade de realizar as tarefas propostas, durante a leitura do material didático fiz questionamentos sobre o assunto e eles demonstraram estar realmente compreendendo o conteúdo. Analisando a tarefa prática proposta, percebi que muitos alunos tiveram facilidade de realizá-la, por gostar da técnica de pintura e se familiarizarem com ela, porém alguns tiveram dificuldade e me perguntaram se podia realizar a tarefa de outra forma, então a mudança que eu proponho no projeto é dar liberdade para o aluno escolher qual técnica trabalhar e qual material usar, seja desenho a lápis, pintura em tela ou até fotografia.

Este trabalho foi uma experiência muito enriquecedora é meu primeiro projeto a ser aplicada, e como futura arte-educadora, trabalhar este projeto foi uma forma de me familiarizar como ambiente escolar a sala de aula meu porvindouro ambiente de trabalho. Foi muito gratificante trabalhar este projeto, por perceber que agradou aos professores, alunos e colegas da faculdade, na qual acharam meu projeto criativo e com objetivos significativos.

Nenhum comentário: